Skip to content

Duo de Violões: Paulo Bellinati e Weber Lopes

12 de novembro de 2010

A apresentação irá mostrar o trabalho do CD que resultou da parceria, o “Virado”, lançado em Agosto do ano passado. Todas as faixas do Cd foram gravadas ao vivo, mostrando a confidência e o entrosamento dos músicos. A qualidade é indiscutível!! E agora, surge uma oportunidade de apreciar o trabalho dos dois bem de perto (literalmente) na aconchegante Arlequim: livraria, bistrô, cds e dvds, muito bem localizada no Paço Imperial na Praça XV. O ambiente é  perfeito para os amantes da boa música. Vale conferir!! Sempre tem alguma programação musical rolando por lá, uma boa é se inscrever na Newsletter.

  • Quando? 14 de Novembro, Domingo às 15:00

  • Quanto? GRÁTIS

  • Onde? Arlequim, Paço Imperial, Praça XV, Centro.

Para conhecer e ouvir o Duo: Paulo Bellinati e Weber Lopes on myspace

Sobre o Duo e o Cd

Pode parecer apenas mais um disco de violões, mas VIRADO, ultrapassa todas as expectativas do que seria mais um trabalho de música instrumental. Resultado da parceria que Paulo Bellinati e Weber Lopes iniciaram em 2007, quando os dois músicos se reuniram pela primeira vez para uma série de apresentações em Minas Gerais, este novo CD nos brinda agora com a essência desse encontro. De lá para cá, entre muitas idas e vindas de Congonhas a Confins, os amigos foram construindo a identidade do duo, afinando seus violões , encontrando caminhos, seguindo suas intuições…

Paulo e Weber unem dois estados, duas histórias e estilos diferentes para criar uma nova sonoridade. Transitam entre a tradição e a modernidade misturando cores variadas para formar um novo matiz, esculpido através de composições próprias e parcerias inéditas.

Cada um contribui generosa e decisivamente: Paulo oferece uma linguagem urbana, cosmopolita, limpa e provocativa sem se descuidar de suas raízes, que passam tanto pelo toque caipira do interior paulista quanto pelo despojamento e ousadia da cultura metropolitana. Weber traz a tradição de Minas tratada e refinada por uma moderna visão harmônico-melódica, um estilo recheado de lirismo e pontuado pela força dos ritmos e tambores mineiros. O encontro instigou e inspirou belas interpretações, novas composições, e principalmente a interação dos músicos que gravaram ao vivo todas as faixas, compartilharam arranjos e estrearam a primeira parceira, “Violão Virado”. Indo além, é só se deixar levar e se emocionar com A Rede e o Mar, Dança e Coda, Reinado, Carlo´s Dance, Bom Partido, Flor do Tempo, entre outras.

Falar dos dois violonistas/compositores é uma privilegiada e confortável viagem pela música brasileira.
Natural de São Paulo, Paulo Bellinati é um dos mais respeitados violonistas brasileiros em todo mundo. Além de uma sólida carreira em palcos internacionais, é também um compositor e arranjador brilhante, com peças executadas e gravadas por violonistas como John Williams, Carlos Barbosa Lima e Duo Assad. Sua peça Jongo, ganhou o 1º prêmio no Festival Internacional de Composição para Violão da Martinica e já conta com mais de 50 gravações em todo mundo. Vários de seus CDs são referência de qualidade no Brasil e no mundo, entre eles, “The Guitar Works of Garoto”, sobre a obra de Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), e “Afro-Sambas”, em parceria com a cantora Mônica Salmaso.

Weber Lopes, nascido em Guanhães – Minas Gerais – é um dos grandes violonistas brasileiros da nova geração. Seus CDs têm sido elogiados pela imprensa nacional e internacional e seu talento, reconhecido pelo público. Já trabalhou com músicos como Toninho Horta, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda e Nivaldo Ornelas. Já foi premiado com prêmios como o BDMG Instrumental e o Pro-música. Seu 1º, Flor do Tempo (1999) foi considerado um dos mais importantes lançamentos do ano. O 2º, MAPA (2005), tem tido uma trajetória de sucesso em palcos mineiros e nacionais. Weber tem se apresentado em países como Itália, Alemanha, Suíça, Lituânia, Nova Zelândia, França e Finlândia.

No show a dupla desfila o repertório do CD através de uma atmosfera de muita cumplicidade. A intimidade com que os dois tratam as belas composições permite que a cada momento elas sejam transformadas e renovadas. A improvisação e o diálogo levam os artistas a leituras novas e surpreendentes.
Por fim, Paulo e Weber trazem sabores e aromas variados para temperar um mesmo prato: um “Virado Paulista alla Mineira”, quem sabe. Estão servidos?

Faixas do Cd

1. Violão Virado (Paulo Bellinati & Weber Lopes)
2. Bom Partido (Paulo Bellinati)
3. Flor do Tempo (Weber Lopes)
4. A Rede e o Mar (Weber Lopes)
5. Carlo’s Dance (Paulo Bellinati)
6. Andaluzia (Weber Lopes)
7. Dança e Coda (Paulo Bellinati)
8. Caminho do Sol (Weber Lopes)
9. Reinado (Weber Lopes)
10. Samba à Trois (Paulo Bellinati)

Mais Uma Palhinha

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 22 de fevereiro de 2011 17:23

    participe: PROJETO VIOLONISTAS UNIDOS EM PROL DA ONG ABF SÃO PAULO-CAPITAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s