Skip to content

Arquitetura do Samba e Samba na Praça

14 de novembro de 2010

 

O penúltimo dia do Festival Panorama terá o Samba como uma de suas grandes atrações. E, para deixar ainda melhor, além do espetáculo Arquitetura do Samba no Teatro Carlos Gomes, após o espetáculo será realizada uma edição especial do projeto Samba na Praça ali pertinho do Teatro (atravessando a praça, ao lado do Teatro João Caetano). Excelente pedida para o Sábado!

  • Quando? 20 de Novembro, Sábado às 20:30 (Samba na Praça às 22:00)

  • Quanto?

Espetáculo Arquitetura do Samba: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia)

Ingressos online

Samba na Praça: Grátis

O samba carioca é, desde 2007, objeto de estudo da coreógrafa Andrea Jabor. O espetáculo Arquitetura do samba é a terceira parte da trilogia e faz sua estreia no Panorama 2010 na noite do dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. Nesse trabalho Andrea apresenta a dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira – figuras emblemáticas das escolas de samba – como matriz de movimento, ressaltando aspectos técnicos e simbólicos dessa dança. No palco, o encontro de corpos moldados em diferentes tipos de dança: bailarinos de formação contemporânea, porta-bandeiras e mestres-salas profissionais. Entre eles, Mestre Manoel Dionísio, figura famosa no mundo do samba, mestre-sala desde 1955 e fundador da principal escola de mestre-sala e porta-bandeira do Rio de Janeiro. O resultado é um espetáculo emocionante, onde coabitam elementos da dança contemporânea e do universo do samba carioca.

Após a apresentação, o samba continua a poucos metros dali, no Largo Albino Pinheiro (lateral do Teatro João Caetano), numa edição especial do projeto Samba na Praça, da Prefeitura do Rio. Para encerrar em grande estilo o Panorama 2010, uma roda de partido alto vai comemorar o lançamento do DVD As matrizes do samba carioca, mais uma etapa da pesquisa sobre samba realizada pela companhia Arquitetura do Movimento. Finalizado em 2009, o DVD é dividido de acordo com as diversas matrizes identificadas neste ritmo tipicamente carioca: samba de terreiro, samba de partido alto e samba enredo. A noite será embalada pelo grupo DNA do Samba, que promete reunir figuras ilustres do samba carioca a cantar e sapatear o partido alto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s