Skip to content

Animando a Rua Larga: Choro, Dança e Mais de Graça no Centro

11 de abril de 2011

 

O projeto Animando a Rua Larga quer colocar a Avenida Marechal Floriano no calendário cultural dos cariocas e pretende fazer da região um novo ponto turístico e cultural no Centro do Rio. A programação contará com apresentações de choro, com o grupo Choro na Feira, e de dança, com a Cia de Dança do Centro Cultural Carioca, às sextas-feiras até 6 de maio das 18 às 21h no Beco das Sardinhas. Além disso, em outros dias, o projeto também conta com visitas guiadas para o Morro da Conceição, oficinas sobre a história da região, exposições na rua e projeções de som e luz na fachada da Igreja de Santa Rita.

Fico muito contente de divulgar mais uma louvável iniciativa que busca revitalizar a Zona Portuária a partir de uma proposta que leva em conta a história e as caracterísitcas culturais da região, oferencedo eventos acessíveis a todos!! Como foi a Festa Ziriguidumm e Bailes da Guanabara no Morro da Conceição. Valeu pela sugestão Aline!

 

  • Quando?

– Choro e Dança: 8, 15, 29 de Abril e 6 de Maio, Sextas-feiras das 18 às 21h

– Visitas Guiadas e Oficinas de História: 16 e 30 de abril, 7, 21 e 28 de maio, 4, 11, 18 de junho e 2 de julho, Sábados às 9h

– Projeção Temática: 26 e 27 de Maio a partir das 18:30

– Exposição: Não tem data específica, então creio que será durante a duração do projeto.

  • Quanto? Grátis!

  • Onde?

– Choro e Dança: Beco das Sardinhas (mapa)

– Visitas Guiadas e Oficinas de História: Saindo do Centro Cultural Light (mapa)

– Projeção Temática: Igreja de Santa Rita, Beco das Sardinhas (mapa)

– Exposição: Diferentes locais da região como a Estação Presidente Vargas do Metrô, a Supervia e o Beco das Sardinhas

 

Vídeo do dia 15.04 e Detalhes da Programação

 

Choro e dança

O tradicional Beco das Sardinhas, na Rua Miguel Couto, será palco para apresentações coreografadas pela Companhia de Dança do Centro Cultural Carioca e shows do grupo Choro na Feira, sempre às sextas-feiras.  As apresentações estão marcadas para os dias 8, 15 e 29 de abril e 6 de maio, das 18h às 21h.

Com direção artística de Isnard Manso, o evento contará também com professores que convidarão o público para dançar. A escolha do Beco das Sardinhas para abrigar o evento é bastante emblemática, uma vez que o local é um dos mais famosos da região por conta dos bares que vendem sardinhas fritas desde a década de 60. Localizado entre o Largo de Santa Rita e a Rua do Acre, o beco é fechado ao tráfego, conta com calçamento de pedras portuguesas e postes do Rio antigo.

Oficinas de história e visitas guiadas

As oficinas de história e as visitas guiadas serão realizadas em 9 edições, sempre aos sábados, nos dias 16 e 30 de abril, 7, 21 e 28 de maio, 4, 11, 18 de junho e 2 de julho. Os grupos se encontrarão às 9h no Centro Cultural Light, onde participarão de oficinas de história preparatórias para o passeio.  Os visitantes percorrerão em dois jipes da empresa Jeep Tour, com capacidade para dez pessoas cada, os principais pontos da Rua Larga e do Morro da Conceição. Na Rua Larga, eles passarão pelo Centro Cultural Light, o Itamaraty, o Beco das Sardinhas e o Colégio Pedro II. Já no Morro da Conceição, parte da visita será feita a pé pelo casario colonial, a Pedra do Sal, a Igreja e o Largo de São Francisco da Prainha, os bares e os bens tombados.

 

Exposição itinerante

Berço e palco de acontecimentos marcantes no processo de colonização e urbanização da capital carioca, a região da Rua Larga conta com um entorno de ruas estreitas e inúmeras fachadas antigas que remetem desde ao comércio de negros escravos no Valongo, no século XVIII, até importantes momentos da história política e econômica do Rio, nos séculos XIX e XX. Essa história da Rua Larga e seus arredores será contada através de 18 painéis com foto e texto que serão instalados em locais diferentes da região como a Estação Presidente Vargas do Metrô, a Supervia e o Beco das Sardinhas.

 

Projeção temática

A Igreja de Santa Rita, localizada no Beco das Sardinhas, vai ganhar um toque multimídia nos dias 26 e 27 de maio, a partir das 18h30. Na ocasião, a fachada da igreja servirá de base para projeções sincronizadas de alta definição resultando em um verdadeiro espetáculo de luz, som e movimento. A data foi escolhida em comemoração ao dia de Santa Rita, celebrado em 22 de maio.

Choro e Dança: 8, 15, 29 de Abril e 6 de Maio, Sextas-feiras das 18 às 21h

Visitas Guiadas: 16 e 30 de abril, 7, 21 e 28 de maio, 4, 11, 18 de junho e 2 de julho, Sábados às 9h

Projeção Temática: 26 e 27 de Maio a partir das 18:30

Exposição: Não tem data específica, então creio que será durante a duração do projeto.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 29 de abril de 2011 16:43

    Nesse Domingo 01 de Maio, teremos mais um Ziriguidumm no Morro da Conceição às 17 horas na Praça Leopoldo Martins, Rua Jogo da Bola. Dessa vez estaremos fechando os festejos para São Jorge e celebrando o Dia do Trabalhador. Evento Gratuito e para todas as idades !

    • pmonnerat permalink*
      29 de abril de 2011 18:07

      Você tem algum material para divulgação?? Flyer, fotos… estou querendo publicar aqui! Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s