Skip to content

Seleção Especial do RioCult para o Dia Nacional do Choro

22 de abril de 2011

 

É feriado, muita gente viaja, mas o Rio continua fervendo pra quem quer viver em ritmo de turista sem sair de perto de casa! Nesse sábado, dia 23, será comemorado o Dia Nacional do Choro, em homenagem à data de nacimento de Pixinguinha, e pra entrar no clima o RioCult preparou uma seleção com os melhores lugares para se ouvir um chorinho aqui no Rio. É pra chorão nenhum botar defeito!

Vamos na ordem cronológica.

Sexta, às 20:30, Ronaldo do Bandolim e Rogério Souza se apresentam no Santo Scenarium na Lapa. Os artistas estão se apresentando na casa todas as sextas de Abril sempre recebendo convidados e, dessa vez, quem vai se juntar ao grupo é  Bebê Kramer no acordeon. Completando o conjunto, João Hermeto no pandeiro. O Santo Scenarium é reduto da boa música no Rio e merece aplausos pela programação (blog do Santo Scenarium). O couvert sai por R$10 e o chopp Heineken por 4,50 (cardápio).  Saudades apenas do palco que ficava colado no belo altar com um grande espelho que decora o ambiente e há um tempo foi trocado de lado. Era o palco mais bonito do Rio!! Mas é isso aí, alteraram a forma, mas não mudaram a substância e o lugar continua especialíssimo 😉

Sábado, a programação começa bem cedo. Das 9h ao 12h, acontece a roda semanal de choro na loja de instrumentos Bandolim de Ouro no Centro. A roda tem até estatuto e pra quem vai ouvir tem duas regras: Art. 1º – É expressamente proibido cantar e o último, Art. 6º, É obrigatório que todos os presentes fiquem em silêncio absoluto durante a execução de cada música. Em clima de sala de concerto, mas com a descontração do choro!  Entrada franca.

Às 15h, o projeto República do Samba homenageia São Jorge, Pixinguinha e Claudio Camunguelo em Santa Teresa no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. No programa: 15h – Palestra sobre Claudio Camunguelo; 16:00h – Roda de São Jorge, convidado especial: Pecê Ribeiro; 18h – Palestra sobre Pixinguinha; 19:00h Grupo Choromingando interpreta Pixinguina; 21h – Encerramento. Além disso ainda rolam sessões contínuas de documentário sobre Pixinguinha e do filme São Jorge Camunguelo. Entrada franca.

Às 17:30, o grupo Choro Porque Quero, formado por estudantes da Escola Portátil de Música, se apresenta no Bar do Costa em Vila Isabel. Entrada franca (não tem couvert).

Às 18h, O grupo Regional Carioca se apresenta no projeto CCBB na Orla em Copacabana no Quiosque 17 em frente à rua Siqueira Campos. O projeto é muito legal e propõe um tema para cada estação. Dia 30, ainda tem Choro de Outono com o grupo Os Matutos. Depois a programação continua com “Aqui Jazz o Inverno” e “Inverno Clássico”. Entrada franca.

Domingo  às 11h, pra fechar com chave de ouro, tem a roda semanal de choro “Arruma o Coreto” que acontece na Praça São Salvador em Laranjeiras.

Quem quiser saber de mais programas de choro e samba uma boa é conferir o site Samba & Choro, o Blog do Flávio Loureiro e o site Bafafá. Valeu pelas dicas!!!

 

  • Quando?

Ronaldo do Bandolim e Rogério Souza: Sexta, 22 de Abril às 20:30

Roda na Loja Bandolim de Ouro (semanal): Sábado, 23 de Abril às 9h

República do Samba: Sábado, 23 de Abril às 15h

Choro Porque Quero: Sábado, 23 de Abril às 17:30

Regional Carioca – CCBB na Orla: Sábado, 23 de Abril às 18h

Arruma o Coreto (semanal): Domingo, 24 de Abril às 11h

  • Quanto? Todos gratuitos menos Ronaldo do Bandolim e Rogério Souza no Santo Scenarium (R$10 couvert)

  • Onde?

Ronaldo do Bandolim e Rogério Souza: Santo Scenarium, Rua do Lavrádio, 36 (mapa)

Roda na Loja Bandolim de Ouro: Loja Bandolim de Ouro Av. Marechal Floriano, 52 (mapa)

República do Samba: Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Santa Teresa (mapa)

Choro Porque Quero: Bar do Costa, Rua Torres Homem, 150, Vila Isabel. (mapa)

Regional Carioca – CCBB na Orla: Quiosque 17, Praia de Copacabana em frente à Rua Siqueira Campos. (mapa)

Arruma o Coreto: Praça São Salvador, Laranjeiras (mapa)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s