Skip to content

Editorial: Festival Santa Música CANCELADO por Determinação Judicial

17 de junho de 2011

 

A 15ª Vara de Fazenda Pública, em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual, concedeu medida liminar impedindo a realização do Festival Santa Música. A decisão pondera que o Festival não juntou aos autos alvará concedendo licença para o evento e afirma que  “(…) eventual cumprimento dos requisitos legais poderá acarretar a revogação da presente medida, autorizando o réu a prosseguir com os atos tendentes a realização do evento.” Agora, cabe aos organizadores apresentar o referido alvará, ou, na falta de um, conseguí-lo em tempo hábil, o que pode ser possível tendo em vista o apoio da Prefeitura do Rio. Outro ponto levantado na decisão é o número insuficiente de banheiros químicos. De fato, 36 banheiros químicos seriam certamente insuficientes para atender ao público estimado de 30.000 pessoas. Felizmente, a solução é simples: mais banheiros químicos. A decisão ainda é passível de recurso e vamos continuar acompanhando e torcendo. (Clique aqui para acompanhar o processo e ver a decisão).

Como me sinto? Muito triste. Soa como se fosse possível à justiça parar até mesmo o carnaval. Certas coisas são do povo, para o povo e a coletividade só tem a ganhar. Os possíveis pequenos contratempos, ademais intrínsecos ao convívio em sociedade e para os quais existe a milenar tutela individual, não podem jamais ser fundamento para concessão da recém-nascida tutela coletiva (ora, se é a própria coletividade que indubitavelmente sairia ganhando). Mal utilizam-se os meios, subvertem-se os fins e, no fim, quem sai perdendo somos todos nós. Só posso dizer que, mesmo não havendo o evento, a nenhuma pessoa será vedado o direito de livremente circular pela cidade, incluindo o bairro de Santa Teresa. Portanto, sugiro a todos um belo domingo em Santa, com ou sem festival.

A verdade é que um Rio que pretende ser sucesso nas Olimpíadas e na Copa do Mundo não pode ter medo de gente feliz na rua!

Link para a matéria sobre o Festival: Santa Teresa em Festa – O Festival Santa Música 2011!!

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. 17 de junho de 2011 9:27

    Não pode!
    http://pernadepautupa.wordpress.com

  2. Mônica Demasi permalink
    17 de junho de 2011 10:58

    É um Festival do bem, o que toda forma de arte, dessa vez em forma de música, traz. O domingo para muitos e muitos, certamante será em Sta. O que se tinha em organização garantida pelos produtores, sem o Festival no domingo pode assim se tornar sem controle, já que o foco não estará mais concentrado nos espaços do evento. Enfim… torcendo muito para que o evento aconteça e mostre de forma pacífica que será um sucesso.

  3. Fred Barreto permalink
    17 de junho de 2011 18:41

    Como morador de Santa Teresa agradeço a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural da Capital do Estado do Rio de Janeiro, a promotora de Justiça Dra. Rosani da Cunha Gomes, ao juiz de Direito do TJRJ Excelentíssimo Dr. Luiz Fernando de Andrade Pinto, aos moradores e amigos do Bairro de Santa Teresa que se mobilizaram contra o absurdo evento em questão e também a AMAST pela luta em defesa dos nossos interesses, patrimônio e cultura.
    “SE O BAIRRO É NOSSO, A LUTA É NOSSA”.

    • pmonnerat permalink*
      17 de junho de 2011 19:41

      Caro Fred,
      Coração Leeeeve! Você não sabe como faz bem 😉
      Abraço,
      Pedro.

      Um pouquinho de música então que não faz mal à ninguém!

      Eu vejo as pernas de louça
      Da moça que passa e não posso pegar…
      Tô me guardando pra quando o carnaval chegar 😀

  4. Penélope permalink
    17 de junho de 2011 23:06

    Garantindo presença, música e alegria!

Trackbacks

  1. Santa Teresa em Festa – O Festival Santa Música 2011!! « RioCult

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s