Skip to content

Rio dos Festivais Gratuitos: I Love Jazz, Bourbon Street Fest, Rio Cello e Cello Dance!!

6 de agosto de 2012

Quatro festivais internacionais vão agitar a vida cultural da cidade nas próximas duas semanas. Além de terem em comum a presença de grandes artistas do cenário mundial, eles também compartilham mais um dado fundamental: a entrada é de graça! Sério!! São dois festivais de jazz com 10 atrações internacionais, incluindo Playing for Change no Arpoador, um festival de violoncelo e, junto dele, um festival de dança com música ao vivo no palco! É mesmo de tirar o fôlego!!

Logo na terça, começa o Festival I Love Jazz, na Praça dos Correios ao lado do CCBB. Serão 3 dias, com dois shows cada, a partir das 19h. A seleção inclui tanto grupos bastante animados e dançantes, quanto outros mais tranquilos e intimistas. Destaque pros últimos shows de cada dia com os animadíssimos Dukes of Dixieland, os donos do baile da George Gee Swing Orchestra e Judy Carmichael esbanjando sensualidade.

Sobre o espaço, no ano passado toda a frente do palco foi ocupada por cadeiras, inclusive com uma área VIP bem na frente do palco (pasmem!). Resultado, o público em pé tinha que se apertar na lateral e boa parte do tempo as cadeiras mais próximas ao artista ficavam vazias! Eu até tirei fotos e publiquei aqui no RioCult na época pra tentar alertar sobre o problema. Não dá pra enfatizar o bastante o quanto é importante a energia do público próximo ao artista e como isso melhora a qualidade do show. Alguém acha que os Dukes of Dixieland ou o George Gee, com sua orquestra de baile, iriam preferir ver algumas cadeiras vazias do que um público animado dançando?! Então, deixo uma sugestão: cadeiras na lateral de frente pros telões e o o público em pé ocupando o centro e a parte de trás formando um T. Existe um limite de lotação, mas dá pra ouvir e até ver do lado de fora, o que às vezes é até melhor pra ficar tomando uma cerveja nos ambulantes!

No domingo e segunda seguintes, tem Bourbon Street Fest no Arpoador!! E, aqui, o ritmo é eletrizante do início ao fim! A programação está de arrasar, com músicos incríveis de vários estilos pra comemorar os 10 anos do festival. Na segunda, não dá pra deixar de destacar o grupo Playing for Change, que passa uma energia positiva muito contagiante. A banda foi formada depois do sucesso de um vídeo em que músicos do mundo todo cantam ‘Stand by Me’. Cada um tocou a sua parte em um lugar e, depois, elas foram reunidas numa versão emocionante! O cenário é aquela beleza que nós conhecemos e não cansamos de olhar e se fizer um dia bonito ainda dá pra pegar aquela praia! O Bourbon Street Club de SP, que recentemente também organizou o inesquecível Festival de Jazz de Paraty, está mais do que de parabéns!! Vale lembrar que geralmente fica um pouco difícil comprar cerveja, então a boa é levar alguma bebida de casa. E na terça, está programada uma apresentação no Oi Futuro de Ipanema, mas, apesar de não ter encontrado a informação precisa, acho que não será de graça.

E, pra completar essa oferta de arte incrível, do dia 8 ao dia 19, em vários locais da cidade, vai estar rolando o 18º Rio International Cello Encounter e, dentro dele, o 6º Cello Dance (de 8 a 12). O violoncelo é um instrumento incrível e merece o prestígio ocupando uma posição central no festival que, além disso, também inclui apresentações de virtuoses de outros instrumentos. Um deles é o bandoneonista argentino Tito Cartechini, que está completando 60 anos de carreira e irá apresentar obras inéditas de Piazzola, no dia 19 às 20h na Escola de Música da UFRJ. Vale destacar também a apresentação do Pixinguinha in Jazz! Semana passada, Carlos Malta se juntou à Orquestra Petrobras pro Pixinguinha Sinfônico e, agora, com um grupo de jazz e 3 violoncelistas ele irá apresentar outra leitura no Teatro Carlos Gomes, dia 14 (terça) às 19h. E ainda tem homenagem à Debussy, apresentação no Parque Lage e muito mais!

Fiquei encantado com a proposta do Cello Dance, que combina dança contemporânea com música ao vivo no palco e, ainda mais depois de assistir às imagens das outras edições (separei o vídeo abaixo), estou morrendo de vontade de ir! O festival de dança irá acontecer de 8 a 12 de Agosto no Teatro Nelson Rodrigues na Caixa às 19h e também inclui uma apresentação na Feira de São Cristóvão na sexta, dia 10, às 23h.

A programação e os links úteis você pode conferir abaixo. Além disso, selecionei vários vídeos dos artistas pra quem quiser conhecer os músicos e ir aumentando a vontade! Tem muuuita coisa boa!! Nossa cidade é mesmo incrível e é maravilhoso ter a possibilidade de aproveitar tanta cultura de altíssimo nível sem pagar nada! Vivam os festivais gratuitos!!!

  • Quando? Programação abaixo.

I Love Jazz: 7, 8 e 9 de Agosto às 19h

Bourbon Street Fest: 12 e 13 de Agosto. Dom: a partir de 15:30 e Seg: a partir de 18:30

Rio Cello: 8 a 19 de Agosto

Cello Dance: 8 a 12 de Agosto às 19h

  • Quanto? Grátis!

  • Onde?

I Love Jazz: Praça dos Correios. Ao lado do CCBB (mapa)

Bourbon Street Fest: Parque Garota de Ipanema, Arpoador (mapa)

Rio Cello: Vários (clique para acessar a programação detalhada)

Cello Dance: Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues Av. Chile 230, Centro (mapa)

Programação e Seleção de Vídeos

I Love Jazz

(clique na imagem para ver os detalhes no site do evento)

Bourbon Street Fest

(clique na imagem para ver os detalhes no site do evento)

Rio Cello e Cello Dance

(clique na imagem para ver os detalhes no site do evento)

I Love Jazz

Linda!!

Ela é demais!! Muita sensualidade!

Bourbon Street Fest

O sucesso desses vídeos deram origem à banda Playing for Change.

Muita energia boa!!!

A banda ao vivo!! De arrepiar!!!

Esse cara arrebenta!! Hey Joe!!!

Rio Cello e Cello Dance

Imperdível!

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. Mari permalink
    6 de agosto de 2012 16:17

    Reblogged this on O espelho não nos conta outras histórias. and commented:
    Amei! Amei! Tude de bom, tudo no Rio, tudo 0800! Quero ir! Quem vamos?

    • pmonnerat permalink*
      10 de agosto de 2012 13:01

      Fico muito feliz que você tenha gostado!! =))
      Já aproveitou alguma coisa da programação?!
      Beijos, Pedro.

  2. Renatha Pink permalink
    8 de agosto de 2012 1:08

    seu blog é super mega lindooooo
    adorei
    Beijocas Pink (◕‿◕✿) )

    http://renatinhaloucaporpink.blogspot.com.br

  3. Vera permalink
    9 de agosto de 2012 21:08

    Adorei as dicas!!!

  4. Pilar permalink
    10 de agosto de 2012 23:15

    ah, que post totalmente demais! ce tá de parabéns, viu 🙂

  5. Fabrício Nacif permalink
    14 de agosto de 2012 23:26

    Matéria incompleta. Faltou a 6a edição do Leblon Jazz Festival em setembro, que entre os festivais citados é o maior em termos de público e totalmente democrático, sem senhas e outros afins, levando aproximadamente 50 mil pessoas na última edicão.

    • pmonnerat permalink*
      15 de agosto de 2012 1:48

      Me perdoe se não entendi o tom, mas esse comentário era pra ser simpático?!

      O objetivo da matéria não era falar de todos os festivais gratuitos que rolam no Rio, mas falar desses três festivais que estão acontecendo quase simultaneamente pra ajudar o pessoal a se programar!

      O Leblon Jazz Festival nunca faltou por aqui, mas vai ser só lá pro fim de setembro e acho que a maioria das pessoas não estão pensando no que vão fazer com tanta antecedência. Quando chegar mais perto, certamente divulgarei, até porque parece que esse ano o festival vai vir ainda maior!

      • Fabrício Nacif permalink
        15 de agosto de 2012 8:08

        Tudo bem. O “tom” é meramente informativo. Obrigado pelo feedback!

Trackbacks

  1. Festival I Love Jazz: 6 Dias de Jazz de Graça na Praça dos Correios! « RioCult
  2. Festivais gratuitos no Rio - Rádio em Revista
  3. Monarco, Orquestra Voadora, Mulheres de Chico, Tupiniquim Jazz Orquestra e Mais de Graça nos Arcos! « RioCult
  4. Bourbon Street Fest: 2 Dias de Jazz e Blues de Graça no Arpoador! « RioCult

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s