Skip to content

O MUCA: Movimento Unido dos Camelôs comemora 10 anos com Os Siderais! Na rua, claro!!

4 de julho de 2013

Buraco do Lume

A comemoração de 10 anos do MUCA, Movimento Unido dos Camelôs, veio num momento especial pra cidade. Especial porque a discussão sobre o modelo que queremos pro Rio está na ordem do dia, como nunca esteve nos últimos tempos. A bandeira do choque-de-ordem já fincou seu mastro em vários pontos da cidade e o modelo de cidade-empresa-militar já supera sua implantação e a passos largos se consolida como um “Novo Rio”, uma espécie de Rio sem cara de Rio.

Afinal, pra melhorar o Rio é preciso entender primeiro o que ele é. Tem que entender as desigualdades e as distâncias urbanas, as verdadeiras razões da opressão e as nossas genuínas formas de diversão.

A alegria carioca nasce na rua, com o samba na rua, o churrasco na rua, a cerveja gelada na rua, a moçada na rua, nesse nosso carnaval do ano inteiro. Quem não enxerga isso não entende nada do Rio! E isso só é assim porque existem os ambulantes que são os únicos capazes de abastecer essas multidões nos espaços abertos.

Outro dia, uma amiga foi à Lapa e me escreveu em desespero: Pedro, cadê a Lapa?! Pois é, abram as ruas da Lapa e não são os bares que vão ficar mais cheios, mas a Lapa que vai ficar mais vazia. Expulsem os ambulantes da Praça São Salvador – numa tremenda ingratidão por eles que foram tão importantes na recente e incrível retomada daquele espaço – e é a São Salvador que vai ficar mais vazia.

Os ambulantes não merecem o tratamento que tem recebido pelas equipes (des)ordeiras da Prefeitura. O que eles fazem é trabalho, sério e árduo! Então, deixo aqui um enorme obrigado pelo serviço prestado. O modelo de Rio que queremos inclui os ambulantes!

O encontro de amanhã vai acontecer a partir da hora do rush, das 17h à meia-noite, ali no Buraco do Lume, o anfiteatro que fica quase na Av. Rio Branco, do outro lado do Menezes Cortes. Lá, estará reunido o Redes e Ruas, movimento de cooperação que inclui grupos e coletivos como Norte Comum, Universidade Nomade, Ocupa Nise, Rede Fale, Favela Não se Cala, MUCA, dentre outros. Serão exibidos filmes e fotografias, e ainda vai rolar uma intervenção musical dos Siderais!! Vamos pra rua encontrar essa turma boa!!

  • Quando? Sexta, 05 de Julho das 17 às 00h.

  • Quanto? Grátis!

  • Onde? Buraco do Lume. Anfiteatro que fica quase na Av. Rio Branco pela Rua São José (mapa).

  • Página do evento no facebook.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s