Skip to content

Norte Comum apresenta Amostra Grátis no Morro da Formiga!

30 de agosto de 2013

Amostra Gratis Formiga

Cartaz: Felipe Nunes.

Texto do grande Carlos Meijueiro que, além desse evento imperdível, nos apresenta um pouco do super trabalho desenvolvido pelo coletivo Norte Comum que vem criando novos trajetos e conexões pela cidade. Parabéns!!!

Por Carlos Meijueiro.

Olhando de longe parece só mais um evento qualquer feito por produtores de classe média numa favela, mas chegando mais perto pode-se ver as diferentes escalas de cores e realidades de quem faz o Norte Comum acontecer e chacoalhar o imaginário do cenário cultural do Rio de Janeiro. É sempre politicamente gratuito, assim como não é gratuita a escolha dos lugares de atuação.

Não estamos levando cultura para a Formiga, pois isso nunca faltou à ela nem à nenhuma outra favela, pelo contrário.

Depois de passar por Salgueiro e Borel, o Amostra Grátis chega ao morro da Formiga, na Tijuca. O evento faz parte do projeto Geringonça do Sesc-Tijuca e é realizado em produção conosco do Norte Comum. Essa parceria já vem rolando desde o final de 2011 e o seu principal intuito é promover a circulação na cidade e a interação entre público, artistas e pessoas de diferentes lugares do Rio de Janeiro e do Brasil.

Para aumentar o time de lendas de fora do Rio que passaram pelo Amostra Grátis, depois de Oghene Kologbo (Nigéria, guitarrista da banda de Fela Kuti), Di Melo (Pernambuco, que fez um dos maiores álbuns de soul da história do Brasil na década de 70, e chegaram a achar que estava morto), é a vez de termos a presença de Curumin (SP), músico multinstrumentista que tem um trabalho bem interessante, misturando diferentes gêneros musicais. É uma oportunidade única, não só por ser no alto do belo Morro da Formiga, e de grátis (!), como pelo fato dele quase não fazer shows no Rio.

E não para por aí, o Curumin não é o fim, o Curumin é o começo. Vindo de São Paulo, ele vai passar pela Baixada Fluminense e dar um bonde para os parceiros do ‘Andrade E A Torre’, que, diretamente das cidades fluminenses, não vão deixar ninguém que curta o som do paulista na mão. Ainda no palco teremos o show de Jefferson Gonçalves, um dos maiores gaitistas do país, que vai dar o tom de blues ao evento. Pra fechar na dimensão musical, os loucos por vinis do Coletivo Amo Vinil não vão deixar o silêncio imperar por lá.

Nas performances teremos a Barata Noiva, de Bruno F. Duarte, Luang Dacach e o grupo Nautilo! de uma galera muito fera de novas tecnologias e projeção. Ainda na área performática, mas pelo viés da poesia, teremos o lançamento do livro do poeta Matheus José Mineiro: A Cachoeira do Poema na Fazenda do Seu Astral.

Nas artes visuais mais uma vez teremos pinturas ao vivo com João Menghetti, Rafael Rosário e quem mais aparecer por lá. Um dos biombos pintados será sorteado ao público! E também exposições dos cartazes da designer Mariana Solis, as fotos para o documentário Anikulapo de Pedro Rajão sobre a vida de Fela Kuti feitas pelo fotógrafo Micael Hocherman, e os trabalhos de Ser Livre e Carol Oliveira.

Além disso teremos os cadernos artesanais na vendinha do Jabal, as comidas e bebidas artesanais feitas pela galera do Creative Commes, do Amar é Doce, Minibloco do Alcoolé e mais quem chegar por lá. A ideia é que o espaço seja sempre aberto e qualquer trabalho autoral deve ter espaço para se manifestar.

Como já de costume, teremos a Biblioteca Ambulante: troca de livros com a galera da Fiesta Locomotiva e doação de roupas e agasalhos para pessoas e famílias com dificuldades de moradia e em situação de rua.

Ufa! Sim, é muita coisa num dia só, e espero que nos entendam quando nós do Norte Comum optamos, desde o 1° evento que fizemos, por não tentar divulgar precisamente os horários de cada atração, assim como brincar com os imaginários truncados a respeito da hierarquia de horários em eventos culturais. Como sempre é dito, os eventos tem hora pra acabar por imposições do Sesc e da UPP, assim como acreditamos na ideia de que o publico precisa sair do seu lugar de conforto e chegar mais cedo, pensando as atividades do dia como uma experiência a ser vivida. Pensamos em oferecer mais que entretenimento, estamos sugerindo um espaço de convivência e de pensamento político sobre o cenário cultural e a cidade. Agradeço a compreensão, o evento começa às 16h e acaba às 22.

Portanto cheguem cedo, aqui não se separa o papel do artista, do público e do produtor. Todos somos partes essencial disso e ninguém é mais especial que o outro. É assim que se discute política na produção cultural, pensando os modos de fazer e a circulação na cidade.

Venham para Formiga sobretudo pra conhecer outras pessoas, é isso que importa, e é isso que é perigoso. Fazer se encontrar e respeitar na diferença com o outro. Assim podemos ir longe.

recados, anota na agenda:

Dia 15 de setembro (domingo) – tem Bixiga 70(sp) no OcupaGeringonça no Borel junto com Memórias de um Caramujo (sp). as 16h

Qualquer dia – não é só da parceria com o Sesc que vive o Norte Comum. Venha conhecer o Hotel da Loucura, ocupação cultural dentro de um prédio manicomial em funcionamento no Instituto Municipal de Psiquiatria Nise da Silveira no Engenho de Dentro, onde o Norte Comum está sediado.

  • Quando? Sábado, 31 de Agosto das 16 às 22h.

  • Quanto? Grátis!

  • Onde? Quadra Esportiva Nenê Polessa, Rua Camaioré, 23. Morro da Formiga [Subir pela rua Medeiros Pássaro]. (mapa)

  • Página do evento no facebook

  • Links

– NORTE COMUM – www.facebook.com/nortecomum

– Projeto Geringonça – https://www.facebook.com/projetogeringonca

– Coletivo Amo Vinil – http://goo.gl/1EOqxt

– Jefferson Gonçalves – http://bit.ly/W5nkE

– Andrade e a Torre – http://on.fb.me/15GWxp8

– Curumin – http://bit.ly/19upk8I

– Hotel da Loucura – http://vimeo.com/70401997

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s